Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/associacaoparafernalia/acparafernalia.org/index.php:2) in /home/associacaoparafernalia/acparafernalia.org/wordpress/wp-includes/feed-rss2.php on line 8
Associação Cultural Parafernália http://acparafernalia.org Parafernália é uma associação cultural sem fins lucrativos com sede em Lisboa, cujo principal objectivo é recuperar a vivência colectiva da cidade, fortalecendo as inter-relações entre a sua estrutura social e urbana através da arte, da cultura e da cidadania. Mon, 18 Nov 2013 10:48:54 +0000 en hourly 1 http://wordpress.org/?v=3.3.1 Vinyl Old School Party http://acparafernalia.org/blogue/vinyl-old-school-party/ http://acparafernalia.org/blogue/vinyl-old-school-party/#comments Mon, 31 Oct 2011 01:06:49 +0000 admin http://acparafernalia.org/?p=232 hip hop ao funk, do soul ao breakbeat, promete-se um rewind até aos tempos em que tudo tinha a ver com flow...]]>

Pela música e a arte urbanas, num ambiente de harmonia e união recordamos e revivemos o inicio desta cultura que é por sí só uma forma de intervenção.
Do hip hop ao funk, do soul ao breakbeat, promete-se um rewind até aos tempos em que tudo tinha a ver com flow

Grandmaster Flash, Afrika Bambaataa, Salt n´Pepa, De La Soul, Public Enemy, serão apenas alguns dos nossos imortais “convidados”.
Nos pratos, dois DJ´s que já dispensam apresentações pela sua entrega à musica e ao movimento, em que os seus próprios nomes nos remetem para a importância de nos mantermos unidos.

Em redor, uma exibição de trabalhos de graffiti e street art, promovida pela Galeria de Arte Urbana, com o que melhor se faz na nossa cidade em arte urbana. Obras como as que se podem ver na Calçada da Glória – Largo da Oliveirinha (junto ao elevador da Glória), no Chão do Loureiro e em vidrões por toda a cidade.

Com o apoio da Associação Cultural Parafernália e a colaboração da Galeria de Arte Urbana, apresentamos a Vinyl Old School Party.

DJ Glue
Foi DJ dos Da Weasel já na fase mais madura da carreira da banda. Actualmente espalha o seu talento como DJ e scratcher pelas mais diversas casas nocturnas do país.
Com uma mistura contagiante de breakbeat, funk, hip hop, dubstep e muito mais, DJ Glue é garantidamente um dos melhores DJ´s nacionais.

DJ Unite
Fundador da Somany Artistas, Unite deu inicio à sua jornada musical envolvendo-se no panorama Drum and Bass em 2003, e tem vindo desde então a aperfeiçoar a sua arte e a tocar numa variedade de bares e discotecas por todo o país.
Desde o HipHop, Funk, Disco, Soul… torna-se difícil de rotular o set de DJ Unite.
Acrescentando algumas de suas próprias produções, ele é capaz de dar o seu toque único em todos os estilos musicais. Nesta noite, será Old School!

Uma viagem eclética de música negra dos últimos 40 anos ou mais.

Vinyl Old School Party from AC PARAFERNALIA on Vimeo.

19 Novembro
Horário: 23h00 – 06h
Restaurante Vinyl (ver imagem) (ver mapa)
Facebook

Colaboração: Galeria de Arte Urbana

Contactos:
Pedro Aboim – 938 947 818
Ricardo Caetano – 963 210 638
producao.oldschool@gmail.com

]]>
http://acparafernalia.org/blogue/vinyl-old-school-party/feed/ 1
Cidade ao Largo http://acparafernalia.org/blogue/cidade-ao-largo/ http://acparafernalia.org/blogue/cidade-ao-largo/#comments Wed, 01 Jun 2011 18:12:06 +0000 admin http://acparafernalia.org/?p=195 Em Junho a Parafernália associa-se às celebrações maiores da cidade e organiza o arraial ali no belíssimo mas esquecido Largo de São Paulo ao Cais do Sodré. Como sempre, através da arte, da cultura, da festa e da celebração pretende-se melhorar a sociabilidade, a vida comunitária e a coesão social.

]]>
Convite: Cidade ao Largo

Em Junho a Parafernália e a Ordem dos Arquitectos associam-se às celebrações maiores da cidade e organizam o arraial ali no belíssimo mas esquecido Largo de São Paulo ao Cais do Sodré (ver mapa).

Como sempre, através da arte, da cultura, da festa e da celebração pretende-se melhorar a sociabilidade, a vida comunitária e a coesão social. Em suma, festejar e celebrar, reflectir e intervir.

Queremos mostrar que ali não há só marginalidade, vida nocturna e, como diz o fadista, não é só bares de prostitutas. Que o Largo de São Paulo e do Cais do Sodré podem ser o centro das festas de Lisboa e projectar-se como eixo marcante na vida da cidade.

A excelência e potencial do local contrastam com as dificuldades encontradas, a inércia e a indiferença que afectam os mais variados quadrantes do país. Crise económica, dívida externa, austeridade e sacrifícios. Tudo isto existe, é triste e não é fado. Parte da resposta, parte da recuperação, passa inequivocamente por uma mudança estrutural de cultura, de comportamento e mentalidade. A Parafernália e a Ordem dos Arquitectos querem dizer que é possível ultrapassar dificuldades e fazer algo de frutuoso para a cidade e os lisboetas. Com esta primeira acção conjunta, dar um pequeno contributo em termos sociais, culturais e cívicos. Mostrar que a indiferença não é um mal incurável, que é possível fazer. A crise dificulta mas não é desculpa.

De 3 de Junho a 4 de Julho, no Largo de São Paulo ali ao Cais do Sodré (ver mapa), lá estaremos, com uma acção que sendo um arraial de santos populares, aspira a ser mais do que isso. Com sardinhas assadas, manjericos, bailarico, mas também, com coesão social, dinamização do comércio local, acções cívicas e reflexão.

Arraial popular, concertos, bailes, workshops, dj’s, feira da ladra alternativa, comemorações do dia nacional do arquitecto e muito mais surpresas!!!

Contai connosco. Agora e no Futuro. Para isto e para o resto.


Site oficial e programa: cidadeaolargo.org.pt

]]>
http://acparafernalia.org/blogue/cidade-ao-largo/feed/ 1
A Parafernália na Bica em imagens http://acparafernalia.org/blogue/a-parafernalia-na-bica-em-imagens/ http://acparafernalia.org/blogue/a-parafernalia-na-bica-em-imagens/#comments Wed, 21 Jul 2010 23:47:23 +0000 admin http://acparafernalia.org/?p=190 Imagens com cheiro a sardinha e manjerico: aqui fica uma selecção da recolha fotográfica do evento Parafernália na Bica, integrado na iniciativa Santos Pop, que teve lugar a 10 de Julho, no largo de Santo Antoninho, em pleno coração da Bica.

]]>
Imagens com cheiro a sardinha e manjerico: aqui fica uma selecção da recolha fotográfica do evento Parafernália na Bica, integrado na iniciativa Santos Pop, que teve lugar a 10 de Julho, no largo de Santo Antoninho, em pleno coração da Bica.

O presente conjunto pode também ser encontrado na nossa página do Flickr.

Caso deseje ver alguma fotografia excluída por violação da sua privacidade, envie-nos por favor um email (info@acparafernalia.org) indicando qual a referência da mesma.



]]>
http://acparafernalia.org/blogue/a-parafernalia-na-bica-em-imagens/feed/ 0
Workshop para crianças: “Sardinhas Voadoras” http://acparafernalia.org/blogue/workshop-para-criancas-%e2%80%9csardinhas-voadoras%e2%80%9d/ http://acparafernalia.org/blogue/workshop-para-criancas-%e2%80%9csardinhas-voadoras%e2%80%9d/#comments Wed, 02 Jun 2010 00:48:14 +0000 admin http://acparafernalia.org/?p=180

Tendo como inspiração os Santos Populares, Lisboa e a sua cultura, propomos um workshop para crianças subordinado ao tema “Sardinhas Voadoras”. Com idades compreendidas entre os 4 e os 10 anos, as crianças serão convidadas a criar e a pintar as suas próprias sardinhas que irão decorar o largo onde decorrerão as actuações do dia da Parafernália na Bica.

  • Data: 10 de Junho de 2010
  • Hora: 10h30-13h00
  • Local: Largo de Santo Antoninho, Bica – São Paulo (ver mapa)
  • Acesso: Inscrições gratuitas, mas limitadas a um número máximo de 20 participantes

Para inscrições e mais informações contactar:

Susana Aboim: susana.aboim@sapo.pt / 919 087 305
Joana Valeriano: joanavaleriano@gmail.com / 936 884 868

]]>
http://acparafernalia.org/blogue/workshop-para-criancas-%e2%80%9csardinhas-voadoras%e2%80%9d/feed/ 0
Parafernália na Bica (Santos Pop) http://acparafernalia.org/blogue/parafernalia-na-bica-santos-pop/ http://acparafernalia.org/blogue/parafernalia-na-bica-santos-pop/#comments Wed, 02 Jun 2010 00:17:34 +0000 admin http://acparafernalia.org/?p=170

Perante o convite que nos foi endereçado, decidimos associar-nos às Festas de Lisboa, e mais concretamente à organização Santos Pop e ao Clube Zip Zip que têm a seu cargo a dinamização do Largo de Santo Antoninho na Bica.

No dia 10 de Junho, a Parafernália participa nas comemorações lisboetas com um conjunto de actuações de artistas convidados.

Serão momentos de encontro e partilha da comunidade, de celebração e reforço de laços que se querem cada vez mais fortes e duradouros, não só entre pessoas da Bica mas de todos os bairros lisboetas que ali se encontram … Ler mais

]]>

Perante o convite que nos foi endereçado, decidimos associar-nos às Festas de Lisboa, e mais concretamente à organização Santos Pop e ao Clube Zip Zip que têm a seu cargo a dinamização do Largo de Santo Antoninho na Bica.

No dia 10 de Junho, a Parafernália participa nas comemorações lisboetas com um conjunto de actuações de artistas convidados.

Serão momentos de encontro e partilha da comunidade, de celebração e reforço de laços que se querem cada vez mais fortes e duradouros, não só entre pessoas da Bica mas de todos os bairros lisboetas que ali se encontram para celebrar a sua cidade.

Na senda das nossas anteriores intervenções em clubes e colectividades tradicionais de Lisboa, nomeadamente no Bairro Alto e em Alfama, estaremos desta vez na Bica para uma nova abordagem aos santos populares e às festas de Lisboa.

Não perdendo de vista o que é tradicional e típico nestes festejos, a Parafernália, como é seu apanágio, não se limita a repor o passado e o tradicional. Quer resgatá-lo e abri-lo ao futuro, dando novas abordagens e novos caminhos a estas celebrações lisboetas.

Acima de tudo celebra-se Lisboa, a cidade e as suas pessoas, os bairros e a comunidade através da arte, da música, da cultura, da inovação e do universalismo.

Se o motivo de festa já era grande, junta-se-lhe o dia feriado, dia de Portugal, das Comunidades e de Camões, figura ímpar da cultura portuguesa.

  • Data: 10 de Junho de 2010
  • Hora: 10h30-13h00 > 17h30-00h00
  • Local: Largo de Santo Antoninho, Bica – São Paulo (ver mapa)
  • Acesso: Entrada Livre

Podem consultar o programa, descarregando-o aqui.

]]>
http://acparafernalia.org/blogue/parafernalia-na-bica-santos-pop/feed/ 1
Restaurantes associados à Parafernália na Sociedade Boa União (e arredores) http://acparafernalia.org/blogue/restaurantes-associados-a-parafernalia-na-sociedade-boa-uniao-e-arredores/ http://acparafernalia.org/blogue/restaurantes-associados-a-parafernalia-na-sociedade-boa-uniao-e-arredores/#comments Tue, 02 Mar 2010 23:30:43 +0000 admin http://acparafernalia.org/?p=162 Para que possam desfrutar das iguarias confeccionadas localmente sem que a carteira reclame, negociámos o “Menu Parafernália” em vários restaurantes de Alfama.

O menu inclui:

  • Entradas (pão; manteiga; queijo e azeitonas)
  • Prato de carne ou peixe
  • Uma bebida (copo de vinho; imperial; sumo ou água)
  • Sobremesa
  • Café

Para acederem ao menu, basta solicitá-lo, até às 21h00, num dos restaurantes em baixo indicados:

Barracão de Alfama

Preço: 12 Euros (para além do menu inclui uma sopa ou salada mista)
Morada:
Rua de São Pedro, 16 (ver mapa)
Sítio na internet: www.barracaodealfama.com
Descrição: Restaurante/Cervejaria com esmerada cozinha portuguesa e decoração rústica.

Morgadinho de Alfama

Preço: 10 Euros (os pratos à escolha são bacalhau à braz ou grelhada mista)
Morada: Rua da Regueira, 37 (ver mapa)
Descrição: Restaurante aconchegante, com um ambiente familiar. Com a D. Judite aos comandos do fogão, tem uma decoração relacionada com a vivência de bairro. Para os interessados existe também uma casa de petiscos, em frente, da mesma gerência.

Flor dos Arcos

Preço: 10.50 Euros (pratos à escolha; arroz de peixe; secretos de porco preto)
Morada: Largo do Chafariz de Dentro, 11/12 (ver mapa)
Sítio na Internet: www.flordosarcos.com
Descrição: Restaurante localizado num espaço que já serviu de armazém de azeite, sacaria e casa de pasto. Possui uma grande variedade de pratos da gastronomia Portuguesa.

Malmequer, Bemmequer

Preço: 10 Euros
Morada: Rua de S. Miguel, 23/25 (ver mapa)
Descrição: Pequeno restaurante que aposta num ambiente de charme e em pratos de cozinha tradicional portuguesa.

]]>
http://acparafernalia.org/blogue/restaurantes-associados-a-parafernalia-na-sociedade-boa-uniao-e-arredores/feed/ 0
Parafernália na Sociedade Boa União (e arredores) http://acparafernalia.org/blogue/parafernalia-na-sociedade-boa-uniao-e-arredores/ http://acparafernalia.org/blogue/parafernalia-na-sociedade-boa-uniao-e-arredores/#comments Sat, 20 Feb 2010 19:33:57 +0000 admin http://acparafernalia.org/wordpress/?p=107

No próximo dia 6 de Março daremos sequência ao projecto que visa a redinamização e redescoberta dos clubes de bairro.

Depois do sucesso que constituiu a festa no Clube Rio de Janeiro, no Bairro Alto, em Novembro de 2009, decidimos aumentar a parada e estender a celebração a todo o bairro de Alfama.

Tendo como epicentro a Sociedade Boa União, clube centenário localizado no coração deste carismático bairro da cidade de lisboa, para este evento propomos performances variadas na área da dança, da música, Djs, Vjs, projecções vídeo e surpresas várias.

Além do evento a decorrer no … Ler mais

]]>

No próximo dia 6 de Março daremos sequência ao projecto que visa a redinamização e redescoberta dos clubes de bairro.

Depois do sucesso que constituiu a festa no Clube Rio de Janeiro, no Bairro Alto, em Novembro de 2009, decidimos aumentar a parada e estender a celebração a todo o bairro de Alfama.

Tendo como epicentro a Sociedade Boa União, clube centenário localizado no coração deste carismático bairro da cidade de lisboa, para este evento propomos performances variadas na área da dança, da música, Djs, Vjs, projecções vídeo e surpresas várias.

Além do evento a decorrer no clube e dadas as características do bairro em questão, decidimos alargar a nossa iniciativa às ruas de Alfama. Assim, a partir das 18h no Largo do Chafariz de Dentro (ver mapa), haverá animação de rua com performances e djs. Dog Geralddi será o anfitrião para as actuações dos Urze de Lume e do Coro da Achada. A título excepcional o Museu do Fado irá abrir as suas portas fora do seu horário habitual em regime de livre acesso.

A partir das 20h haverá descontos e promoções em alguns restaurantes da zona a designar até uma semana antes do evento.

Às 22:00, já na Sociedade Boa União (ver mapa), apresentamos em concerto os promissores e  lisboetas Guta Naki, numa interessante fusão de fado com elementos orientais e riffs de guitarra eléctrica.

A partir das 23:00, tempo de soltar os pezinhos de chumbo, primeiro com Dog Geralddi, depois com Il Cru Fantástico aos comandos nos pratos. Interrupções pontuais para recompor a postura e apreciar as diversas performances já confirmadas dos Agência de Viagens, do Tiago Morna,  Nuno Estevens e da Raquel.
Várias outras surpresas foram preparadas para tornarem este evento numa parafernália de sentimentos e emoções.

Podem consultar o programa, descarregando-o aqui.

Preço: 5€ (com direito a 2 cervejas ou 1 bebida branca)

Fiquem atentos às novidades que aqui iremos anunciar até à semana do evento.

Até já!

]]>
http://acparafernalia.org/blogue/parafernalia-na-sociedade-boa-uniao-e-arredores/feed/ 1
Uma parafernália de imagens http://acparafernalia.org/blogue/uma-parafernalia-de-imagens/ http://acparafernalia.org/blogue/uma-parafernalia-de-imagens/#comments Tue, 24 Nov 2009 23:40:56 +0000 admin http://acparafernalia.org/wordpress/?p=123 Recorde connosco o encontro inesquecível que teve lugar no mítico Clube Rio de Janeiro, ao Bairro Alto, no passado dia 21 de Novembro. Eis a selecção da recolha fotográfica que fizemos da ocasião. O presente conjunto pode também ser encontrado na nossa página do Flickr.

Caso deseje ver alguma fotografia excluída por violação da sua privacidade, envie-nos por favor um email (info@acparafernalia.org) indicando qual a referência da mesma.

… Ler mais

]]>
Recorde connosco o encontro inesquecível que teve lugar no mítico Clube Rio de Janeiro, ao Bairro Alto, no passado dia 21 de Novembro. Eis a selecção da recolha fotográfica que fizemos da ocasião. O presente conjunto pode também ser encontrado na nossa página do Flickr.

Caso deseje ver alguma fotografia excluída por violação da sua privacidade, envie-nos por favor um email (info@acparafernalia.org) indicando qual a referência da mesma.



]]>
http://acparafernalia.org/blogue/uma-parafernalia-de-imagens/feed/ 0
Um encontro inesquecível no Clube Rio de Janeiro http://acparafernalia.org/blogue/um-encontro-inesquecivel-no-clube-rio-de-janeiro/ http://acparafernalia.org/blogue/um-encontro-inesquecivel-no-clube-rio-de-janeiro/#comments Tue, 24 Nov 2009 04:20:41 +0000 admin http://acparafernalia.org/wordpress/?p=63 Um encontro inesquecível reuniu mais de 300 pessoas no passado sábado dia 21 de Novembro no mítico Clube Rio de Janeiro ao Bairro Alto. A Associação Cultural Parafernália apresentara-se ao mundo. No dia seguinte Lisboa acordou diferente. E o Clube Rio de Janeiro também.

Fundindo o novo com o velho, o contemporâneo com o tradicional, celebrou-se a memória e projectou-se o futuro dos clubes de bairro num evento de carácter único, inédito e sincrético. Fado, tango, DJing, VJing, slam poetry, teatro, instalações castiço-vanguardistas e muita magia proporcionaram um improvável mas fantástico encontro entre os habituais frequentadores do Clube e … Ler mais

]]>
Um encontro inesquecível reuniu mais de 300 pessoas no passado sábado dia 21 de Novembro no mítico Clube Rio de Janeiro ao Bairro Alto. A Associação Cultural Parafernália apresentara-se ao mundo. No dia seguinte Lisboa acordou diferente. E o Clube Rio de Janeiro também.

Fundindo o novo com o velho, o contemporâneo com o tradicional, celebrou-se a memória e projectou-se o futuro dos clubes de bairro num evento de carácter único, inédito e sincrético. Fado, tango, DJing, VJing, slam poetry, teatro, instalações castiço-vanguardistas e muita magia proporcionaram um improvável mas fantástico encontro entre os habituais frequentadores do Clube e outros que doutra forma jamais teriam conhecido o espírito e a memória a ele associados.

Este evento insere-se num projecto contínuo através do qual a Associação Parafernália pretende contribuir para a revitalização e redescoberta das colectividades de bairro, instituições históricas e estruturantes da sociabilização da cidade das sete colinas.

Assumindo-se como um instrumento de mudança, a Parafernália propõe-se fortalecer as inter-relações entre a estrutura social da cidade através da arte, da cultura e da cidadania, e intervindo nas suas várias dimensões.

Começou por um grupo de pessoas (des)preocupadas, essencialmente, com a sua cidade, e empenhadas em traduzir em acção o fruto da sua reflexão. Mais iniciativas estão em preparação, sendo essencial para a Parafernália a contribuição de todos que procurem a diferença ou tenham algo a acrescentar, para que Lisboa seja, cada vez mais, Parafernália.

]]>
http://acparafernalia.org/blogue/um-encontro-inesquecivel-no-clube-rio-de-janeiro/feed/ 0
Parafernália no Clube Rio de Janeiro (ou o Arranque da Associação) http://acparafernalia.org/blogue/parafernalia-no-clube-rio-de-janeiro-ou-o-arranque-da-associacao/ http://acparafernalia.org/blogue/parafernalia-no-clube-rio-de-janeiro-ou-o-arranque-da-associacao/#comments Tue, 10 Nov 2009 13:30:19 +0000 admin http://acparafernalia.org/wordpress/?p=99

No próximo sábado, dia 21 de Novembro, a Associação Cultural Parafernália dá início a um projecto que visa a redinamização e redescoberta dos clubes de bairro. Este evento decorrerá no Clube Rio de Janeiro (ver mapa), no Bairro Alto, com início às 22 horas, e servirá para celebrar também o arranque desta associação. Propomos performances que vão do fado ao tango, do slam poetry a momentos teatrais, de DJs a VJs, projecções e surpresas várias.

Esta festa imperdível assenta numa ideia de rejuvenescimento dos clubes de bairro numa fusão entre o que estes têm de tradicional e … Ler mais

]]>

No próximo sábado, dia 21 de Novembro, a Associação Cultural Parafernália dá início a um projecto que visa a redinamização e redescoberta dos clubes de bairro. Este evento decorrerá no Clube Rio de Janeiro (ver mapa), no Bairro Alto, com início às 22 horas, e servirá para celebrar também o arranque desta associação. Propomos performances que vão do fado ao tango, do slam poetry a momentos teatrais, de DJs a VJs, projecções e surpresas várias.

Esta festa imperdível assenta numa ideia de rejuvenescimento dos clubes de bairro numa fusão entre o que estes têm de tradicional e castiço e uma dimensão moderna e contemporânea. No fundo, uma síntese entre o novo e o velho, entre fado e slam poetry, entre ginginha e vodka, entre manilhas, ternos e duques, galhardetes, sardinhas e torneios de futebol de 5 e djing, vjing, performances teatrais, visuais e musicais. É o clubbing no clube. É o dj no arraial, na colectividade.

Importa relembrar a importância que estes clubes tiveram e continuam a ter na vida de um bairro e de uma cidade. Pretendemos fazê-lo com uma abordagem contemporânea mas sem perder a essência genética dos clubes.

Antes da meia noite, a entrada custa só 3 oiros e dá direito a uma imperial, sumo ou água. Depois da meia noite, a magia está acessível por somente 5 oiros com direito a 2 imperiais ou uma bebida branca.

É imprescindível chegar a horas, logo depois das 22H, já que tudo começa a acontecer bem cedo e quem não viu já foi… já não volta a ver e perderá momentos inolvidáveis.

Com abertura às 22h00, as portas encerram às 02h30.

]]>
http://acparafernalia.org/blogue/parafernalia-no-clube-rio-de-janeiro-ou-o-arranque-da-associacao/feed/ 0